Ruas fechadas, seguranças a postos, curiosos de plantão. As madrugadas de Gramado têm sido assim desde o dia 12, quando uma equipe da TV Globo baixou na cidade para as gravações do especial de Natal da Xuxa. Na última terça-feira, o Pioneiro acompanhou as filmagens.

Gramado – Já passa da meia-noite de terça-feira, e a equipe do diretor Roberto Talma faz os últimos ajustes nos equipamentos. A madrugada chegou gelada e, no local onde a cena será rodada, uma integrante da produção faz as vezes de Xuxa enquanto técnicos e produtores definem a melhor luz e os melhores enquadramentos de câmeras. A movimentação é grande, e a estrela do Natal Mágico Especial espera no hotel até a hora de entrar em cena.

Quase tudo pronto, a eterna rainha dos baixinhos adentra o set. A essa altura, os ponteiros do relógio aproximam-se da 1h30min. Vestindo um tailleur bordô impecavelmente cortado, está pronta para encarnar Natália, a prefeita da fictícia cidade de Natalândia da história escrita por Claudio Lobato e Cristiano Dantas. Caminha elegantemente em direção ao púlpito montado aos pés de uma árvore de Natal gigante plantada no asfalto enquanto equilibra-se sobre um finíssimo salto alto. Chamam a atenção as madeixas avermelhadas. Não, a loira não tingiu os cabelos, apenas conseguiu a tonalidade com o auxílio de uma peruca.

O diretor dá o “ação!” e, sob as luzes das centenas de milhares de microlâmpadas coloridas espalhadas pela decoração do Natal Luz, Xuxa – ou melhor, Natália – toma a palavra para convocar os habitantes de Natalândia para uma missão. A governante confia aos moradores a tarefa de recuperar as partituras mágicas que se perderam. Caso fracassem, a magia do Natal jamais irá voltar. Soldadinhos de chumbo, bonecos de neve, bonecas de cera, fadas, palhaços, biscoitos e uma meia dúzia de anjos sobre patins reforçam o colorido da cena.

Ao seu lado, sobre a pequena plataforma, estão o ator Eri Johnson, fantasiado como o duende Próspero, e o pequeno Renan Mayer.

– Ele (Próspero) queria ser importante, notado, por isso começa a fazer maldades infantis. Mas isso tem uma repercussão ruim e ele se arrepende, obviamente – diz Johnson.

O garoto interpreta o menino Emanuel, que fica afônico às vésperas da apresentação do coral do qual participa. Na tentativa de recuperar a voz a tempo para o espetáculo, vai dormir e acaba sonhando com um mundo mágico. Ao deparar com o menino, Natália vê nele um forte ajudante para procurar as tais partituras mágicas perdidas.

A dupla é ajudada pelos detetives atrapalhados Jingle e Bel, de André Marques e Gustavo Novaes, respectivamente. Também estão no elenco Bel Kutner, como a Estrela de Belém, e Juliana Didone e Fernanda Paes Leme, como as pastorinhas Encarnada e Azul. Todos fazem pequenas participações.

– É muito bom estar aqui porque passei minha vida toda assistindo aos especiais de Natal de Xuxa. Então é um grande prazer fazer parte dessa história. É com muito orgulho que a gente faz um trabalho como esse – afirma Fernanda.

Já a atriz Cissa Guimarães é a Mamãe Noel da história:

–O espírito do Natal é bonito, claro, o Menino (Jesus) chegando. Fico chateada é com o que os homens fizeram com o Natal. Ninguém mais realiza que era um avatar (reencarnação de um deus) que estava chegando, que era um profeta que ia nos ajudar. A coisa ficou muito capitalista – lamenta Cissa.

A atração será exibida pela TV Globo no dia 24 de dezembro, antes da tradicional Missa do Galo.

FONTE: Pioneiro