terça-feira, 24 de novembro de 2009

entrevista antiga de xuxa


Você concorda com a expressão ´Xuxa nunca vai sair de moda´?

É muita pretensão, não acha? Quero trabalhar enquanto o que eu faço agrade o meu público. E isso acontece diariamente quando saio às ruas, quando faço shows, no contato que tenho com a platéia do meu programa, sempre recebo muito carinho. O que acontece é que, com o trabalho dos meus DVDs, nascem crianças todos os dias e as mães que gostavam de mim, continuam gostando e curtem meu trabalho com os filhos. E as mães que não gostavam de mim, aprenderam a gostar por causa dos filhos. Acredito que todo trabalho que você faz com o coração, verdadeiro e buscando o melhor, sempre vai ´estar na moda´.

A que você atribui seu sucesso?

Se sucesso significa carinho, posso dizer que tenho e recebo muito carinho do meu público. Um carinho que passa de geração para geração...

Com tanta pressão no trabalho, com a vida pessoal tão invadida, você se arrepende de algo do passado?

Me arrependo de algumas coisas que deixei de fazer...

Do que você tem saudades?

Tenho saudade do cheiro da minha infância... de Bento Ribeiro, Coroa Grande... É uma saudade gostosa! Tive uma infância e adolescência muito ricas, com bons amigos.

Por que parar de investir em um conteúdo de TV mais exclusivo para as crianças e se dedicar novamente a jovens da geração Xuxa de 80 e 90?

Não fui eu quem parou, foi uma tendência da televisão. A TV aberta não produz programas segmentados (só para crianças ou só para adolescentes...) e sim para um público mais genérico. Esses conteúdos exclusivos vão ficar cada vez mais restritos às TVs fechadas. Sempre me considerei uma apresentadora infantil que atingia os pais. O ´Planeta´ sim foi uma idéia de satisfazer o público que cresceu comigo, mas tinha o meu programa infantil paralelo. Hoje em dia, tenho meu programa de TV para a família e continuo lançando os DVDs ´Xuxa só para Baixinhos´ para o público infantil. E, graças ao carinho do meu público, estão indo muito bem. Ouço mães dizerem que seus filhos só comem assistindo a meus DVDs, que os filhos aprenderam a dançar, contar até dez e tantas outras coisas com meus DVDs. Algumas jovens mães e pais de hoje foram minhas baixinhas e baixinhos. Cresceram comigo e continuam gostando de me ver.

Depois de mais de 20 anos de carreira, com o que você ainda sonha profissionalmente?

Tanta coisa. Quero usar cada vez mais minha imagem não só para divertir, mas para contribuir em campanhas, como sempre fiz. Quero continuar, através da música, da TV, dos DVDs e filmes, a plantar sementinhas para as pessoas pensarem, para as crianças que estão crescendo. Sou muito feliz quando ouço jovens, hoje adultos, que me dizem que cresceram comigo e por isso não fumam, não usam drogas, acreditam nos sonhos. Hoje tenho campanhas como ´Não bata. Eduque´, como preservação da natureza, como uso responsável na internet. Ainda quero deixar muita coisa plantada por aí....

O que você acha das pessoas que dizem que seu tempo já passou?

Acho que as pessoas têm o direito de dizer o que pensam. Quando comecei a minha carreira, ouvi muita gente dizer que não ia durar nada e que eu não gostava de criança... Acho que o tempo é o senhor da razão. Vou continuar trabalhando enquanto o meu público quiser. Porque sempre falaram, falam e vão continuar falando de mim. É sinal que o que faço importa, não é mesmo? Gosto de críticas, acredito que posso tirar coisas boas delas, mas uso para construir coisas novas e boas e descarto as coisas ruins, sem fundamento, daquelas que ´não vi e não gostei do que a Xuxa tá fazendo´....

Quais são os projetos futuros? Filme? DVD? Programa no exterior?

Tudo isso: filmes, DVDs, programas no exterior, shows... Tenho me envolvido muito nos meus projetos. Quero dar o melhor para o meu público. Como já disse, ainda quero plantar muitas sementinhas por aí.

VIDA

45 anos e um fôlego de uma mulher de 20. De onde vem tanta energia?

Vontade de viver e uma saúde fantástica. Sou ariana, quero tudo para ontem...

Você se considera vaidosa?

Sou vaidosa porque o meu trabalho exige. Mas, fora do trabalho, gosto de ficar à vontade. Não curto muita maquiagem. Gosto de cuidar da saúde.

O que tem feito ultimamente para manter a forma física?

Voltei a caminhar. Tenho comido mais proteína, continuo com minha alimentação naturalista, sem sal, sem carne, não fumo, nem bebo, tenho um sono regrado e procuro estar de bem com a vida. Uma vez li que todos os dias, quando você acorda, tem duas opções: ser feliz ou triste. Sempre escolho ser feliz.

Faria outra intervenção cirúrgica?

Não gostaria de fazer. Dói muito... Mas se, um dia, inventarem plástica sem dor, e sentir que preciso, quem sabe?

Já pensou em parar de vez a carreira artística?

Não. Ao contrário, quando escuto as mães pedindo para lançar logo um novo DVD porque elas já não agüentam mais o antigo, acho que tenho que trabalhar mais.

Você é uma mãe de ´ficar no pé´? Como você acha que uma mãe deve cuidar de um filho nos dias de hoje, com tanta violência, além do perigo do mundo virtual?

Acho que mãe tem que ser amiga, ter um canal aberto ao diálogo. Assim, as chances do perigo virtual e violência são menores. Tenho um relacionamento com a Sasha de muita cumplicidade. Conversamos sobre tudo. Nunca a deixo sem resposta. E isso é a base de uma campanha que lancei sobre o uso responsável da internet. A internet é inevitável na vida das crianças e pode ser negativa e perigosa, mas se a criança tiver uma relação de muita conversa, amizade e proximidade com os pais, tudo é bem resolvido.

Sasha já entende ter de dividir você com várias outras crianças? Ela compreende o assédio que ela também sofre, por conseqüência de uma mãe famosa?

Ela não sente ciúmes porque também recebe muito carinho. Quando era menor, ela perguntava para as crianças: ´onde está a sua mãe?´. Hoje o que acontece é que as crianças bem pequenas querem a Sasha, têm um carinho com ela muito legal e ela gosta disso. Ela já nasceu com assédio e aprendeu a lidar com isso.

Teme a velhice?

Não tenho medo de envelhecer. Me imagino velhinha, com meus bichos e plantas, com bons amigos à minha volta, contando histórias, jogando buraco e curtindo o carinho da minha filha, netos.

Tantos boatos sobre sua vida pessoal te incomodam ainda? Por quê?

Não. Tenho mais com o que me preocupar. Como você diz, são boatos. Tenho tanta coisa boa para fazer.

Fora do corre-corre, o que você gosta de fazer?

Jogar buraco com a minha mãe e filha, ver filmes com os meus amigos comendo pipoca, dar atenção aos meus bichos, dormir muito, pegar sol e muitas outras coisas.

No que a fama mudou na personalidade da garotinha de Santa Rosa?

Não acho que mudou muita coisa não. Desde criança, ainda em Santa Rosa, sempre gostei muito de crianças, bichos e de tudo da natureza. Minha mãe nos passou valores de família, respeito, amizade, e isso a fama não me tirou: os valores fundamentais da vida.

Você acha que depois de tanta luta pela paz e pelo amor o Brasil ainda tem jeito?

Tem que ter.

Mulher com voz de menina, jeito de menina e com tantas crianças ao redor. Como você se definiria? A Xuxa dentro de casa é a mesma da loura que leva deixa o público em polvorosa?

É a mesma. Só que acorda despenteada. Não sou um personagem. Dentro de casa também fico cercada de criança (família e amiguinhas da Sasha), tenho meus bichos, minha família.

"TV XUXA"

O "TV Xuxa" tem quadros para todos os gostos. Na nova fase, o humor está bem mais presente. Por que decidiu apostar nesse estilo?

Tenho uma música que se chama "Rir é o melhor remédio". Como é um programa para a família, humor é algo que agrada a todas as idades.

Quais são as propostas para fazer do "TV Xuxa" mais um sucesso?

Não existe uma fórmula de sucesso. Para mim, o que tem de especial no "TV Xuxa" é a interatividade. Buscar fazer o que as pessoas mais gostam e trabalhar com elas e para elas.

O programa tem mais de dez quadros. Como é feito o planejamento de exibições?

Um programa semanal, com todo o conteúdo que temos, dá muito trabalho. E nossa equipe é muito criativa e sempre busca trazer coisas novas. E, como temos muitos quadros, a direção tem um esquema de revezamento. O meu diretor, Gleiser, ouve o público e a mim. Procuramos fazer com que o "TV Xuxa" tenha a cara do telespectador.

Como você encara um programa semanal, após a rotina de um "TV Xuxa" diário?

Encaro normalmente. Um programa semanal dá tanto trabalho quanto um diário. Nosso conteúdo tem muita pesquisa, produção. De todos os meus programas, o "Mundo da Imaginação" foi o mais trabalhoso porque eu participava de toda concepção, gravação, edição, tudo. Hoje, no "TV Xuxa", tenho uma equipe fantástica que busca sempre o melhor, fazemos reuniões semanais para discutir as pautas dos programas, os quadros.

O público participa ativamente da escolha dos quadros e, consequentemente, da produção do programa. Essa relação mais próxima com o espectador contribui em que para o programa?

Contribui para que o programa fique sempre atual. É como se fosse uma pesquisa semanal, recebemos sugestões de todo o Brasil. O "TV Xuxa" tem a cara do meu público. Fico feliz quando vejo que estamos acertando nas pesquisas pelo site.

Izakeline Ribeiro
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário